Teste em Unidades eletrônicas, Bombas de alta pressão e Injetores Common Rail
Até os anos de 1980, a maioria dos sistemas de injeção tinham como base os sistemas completamente mecânicos, sempre ajustando o volume de combustível a ser injetado através de reguladores centrífugos, dependentes da rotação.
Implantado em caminhões rodoviários desde 2005, o sistema de injeção eletrônica diesel é de suma importância para o bom funcionamento desses veículos, seu benefício operacional, ele controla o consumo de combustível, aumenta a potência e reduz as emissões de gases.
Na implantação do Sistema de Injeção Eletrônica cada montadora desenvolveu um Sistema de Injeção:
Sistema de injeção Diesel (UIS) – Unit Injector System (Sistema de Unidade Injetora)
O sistema de Unidade Injetora UIS – também conhecido como conjunto de bomba e bico PDE – integra a bomba de alta pressão e o injetor em uma só unidade compacta para cada cilindro do motor. Cada unidade injetora está instalada no cabeçote do motor e realiza a injeção de combustível diretamente em cada cilindro.
Principais características:
- Bomba de pressão e bico injetor integrados em uma só unidade compacta;
- Bomba acionada por balancim do eixo de comando do motor;
- Altas pressões de injeção;
- Possibilidade de modulação da taxa de injeção;
- Aplicável a veículos leves, médios e pesados.
Principais benefícios:
- Maior pico de pressão;
- Melhor desempenho e potência do motor;
- Menor emissão de gases poluentes;
- Menor ruído de combustão devido à pré-injeção e à curva suave da pressão da injeção.
Sistema de injeção Diesel (UPS) – Unit Pump System (Sistema Bomba Unitária)
Sistema robusto em que a bomba, o condutor de alta pressão e o injetor estão conectados em uma estrutura modular. O conjunto Bomba-Tubo-Bico PLD consegue avaliar, ao mesmo tempo e com a mesma precisão, as condições do motor e do ambiente para proporcionar um processo de injeção perfeito.
- Estrutura modular de bomba, condutor de alta pressão e injetor;
- Bombas individuais para cada cilindro do motor, acionadas por ressaltos no eixo de comando;
- Unidade eletrônica de comando controla o solenóide de acionamento rápido, regulando o combustível para os injetores mecânicos;
- Excelente opção para veículos comerciais leves e pesados em geral.
Principais benefícios:
- Maior potência do motor com menos ruído;
- Controle eletrônico permite economia de combustível e menor emissão de poluentes;
- Fácil acesso para manutenção devido à estrutura modular e montagem da bomba fora do cabeçote.
Sistema de injeção Diesel (CRS) – Common Rail
Tecnologia de ponta em injeção eletrônica, o Common Rail destaca-se pela separação dos sistemas de geração de pressão e de injeção.
Isso significa que a bomba gera a alta pressão que está disponível para todos os injetores através de um tubo distribuidor comum. Essa pressão pode ser controlada independentemente da rotação do motor.
Pressão do combustível, início e fim da injeção são precisamente calculados pela unidade de comando a partir de informações obtidas dos diversos sensores instalados no motor.
Assim, controlado pelo acionamento de sua válvula magnética, cada injetor fornece, individualmente e com precisão, o combustível ao respectivo cilindro do motor.
Principais características:
- Pressão, início e fim de injeção controlados independentemente da rotação do motor;
- Possibilidade de injeções múltiplas (pré e pós-injeção) de acordo com necessidades do controle de emissões e sistema de pós-tratamento de gases;
- Sistema de barramento CAN possibilita a troca de dados com outros sistemas eletrônicos do veículo como ABS, câmbio automático etc;
- A interface de diagnóstico permite a avaliação dos dados do sistema armazenados na inspeção veicular;
- Sistema aplicável a veículos leves, médios e pesados.
Principais benefícios:
- Alto torque em baixas rotações;
- Menor consumo de combustível em função do bombeamento com vazão controlada;
- Baixa emissão de poluentes: solução potencial para os futuros desafios da regulamentação de emissões;
- Performance silenciosa do motor, que aumenta o conforto para o motorista.